Fórmulas matemáticas X Avaliações imobiliárias

O tradicional caderno imobiliário do “Estadão” publica, todos os domingos, uma fórmula matemática que calcula o valor do imóvel usado.

Basicamente, ela parte do valor do metro quadrado útil dos imóveis em lançamento nos diversos bairros da cidade e, sobre esse valor, incide um fator de depreciação que leva em conta a idade e o estado de conservação do imóvel, que varia de ‘muito bom’ a ‘muito mau’, podendo a desvalorização máxima atingir a marca de 20% (vinte por cento).

Porém, a aplicação da fórmula acaba sendo imprecisa, servindo apenas como uma entre outras variáveis que compõem o valor de um imóvel. Restrita apenas a unidades condominiais (residenciais ou comerciais), não conseguimos aplicá-la, por exemplo, em imóveis construídos isoladamente.

A limitação das fórmulas reforça a importância do corretor de imóveis no processo de avaliação de um imóvel. Da mesma forma que devemos ter nosso médico de confiança, o proprietário de imóvel deve ter seu corretor ou imobiliária de confiança a quem recorrer quando desejar uma avaliação justa de sua propriedade.

Importante ressaltar que, além do fator credibilidade, o profissional deve estar familiarizado com as particularidades do mercado daquele imóvel específico.

Isto não exclui a visita do proprietário ao local do imóvel para buscar mais informações sobre os preços praticados na região, como também uma pesquisa junto aos sites imobiliários especializados.

Não se esqueça também que a liquidez de venda de um imóvel é diretamente proporcional ao estado de sua documentação, incluídas aqui as certidões pessoais do seu proprietário.

Bons negócios!

Cláudio Antonio Brandão

Departamento de Vendas – CMB IMÓVEIS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: