Razões que explicam o “boom” imobiliário no Brasil (1)

A partir deste post, haverá outros a seguir que complementarão o assunto abordado pelo título, uma vez que há 10 fatores essenciais para a compreensão do “boom” imobiliário que ocorre em nosso país.

CRÉDITO BANCÁRIO FARTO

O Brasil, durante vários anos, praticamente não ofereceu opções de crédito imobiliário para as pessoas interessadas em adquirir seu imóvel.

Com a extinção em 1986 do Banco Nacional de Habitação (BNH), banco público criado em 1964 para estimular as operações de crédito imobiliário no país, o sistema de financiamento habitacional passou por um longo período de transição, com a paralisação de suas operações, devido ao enorme passivo acumulado após anos de administração ineficiente.

Coube à Caixa Econômica Federal suceder o BNH no papel de grande agente financeiro imobiliário do Brasil.

Foi inevitável uma completa reestruturação do sistema, que durou do começo da década de 80 até os primeiros anos da atual. Durante essa transição, o crédito imobiliário era raro e descontínuo, o que acabou provocando uma recessão no mercado, criando uma demanda reprimida que só recentemente começou ser atendida.

Atualmente, quase todos grandes bancos particulares oferecem crédito para compra de imóveis, competindo fortemente entre si. Além disso, várias instituições de segunda linha passaram a operar regularmente no mercado, oferecendo serviços diferenciados.

A competição entre os bancos resultou na diminuição das taxas de juros, menor burocracia e mais rapidez nos processos de liberação de crédito.

Claudio Antonio Brandão

Departamento de Vendas – CMB Imóveis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: