O retorno do investimento em locação de imóveis

Em um passado recente, a rentabilidade com locação de imóveis esteve nas últimas posições do ranking dos investimentos, de acordo com a maioria dos analistas financeiros.

As altas taxas de juros que eram praticadas no mercado tornavam o aluguel um investimento de baixa lucratividade, incluindo ainda as despesas com manutenção e os períodos de vacância entre as locações. Também era visto como ponto negativo a baixa liquidez dos ativos imobilizados.

Com a retomada do crescimento após a crise financeira de 2008, o imóvel vem ganhando espaço nas mídias especializadas. Fatores como a expressiva valorização dos imóveis, a queda na taxa real dos juros, a instabilidade do mercado acionário e a queda do dólar lançaram novos olhares sobre esse tipo de investimento.

O incremento patrimonial advindo da valorização do imóvel e a rentabilidade mensal da locação reposicionaram o aluguel entre os melhores investimentos de médio e longo prazo, tal como presenciávamos no passado, quando a riqueza pessoal tinha como forte parâmetro o poder aquisitivo no mercado imobiliário.

A segurança e o tradicionalismo do mercado imobiliário são um bom exemplo quando vivemos momentos de euforia no mercado financeiro, como ocorreu recentemente  no mercado acionário e na retração das altas taxas de juros reais, tranqüilizando-nos a recomendar aos clientes o investimento em imóveis.

Cledson Eduardo Brandão

Departamento de Locação – CMB Imóveis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: