OS NOVOS ÍNDICES IMOBILIÁRIOS

O mercado imobiliário continua aquecido e atraindo cada vez mais a atenção de investidores e do próprio governo. Este último, preocupado com a contínua elevação dos preços dos imóveis, que poderia levar à formação de uma bolha imobiliária, solicitou recentemente ao IBGE a criação de um indicador de preços oficial para o setor. (Folha SP 11/02/2011).

Atendendo a uma antiga demanda dos grandes investidores corporativos, a BM&F BOVESPA e a FGV lançaram no dia 11/02/2011 o IGMI-C (Índice Geral do Mercado Imobiliário-Comercial), com o objetivo de criar uma referência de rentabilidade de imóveis comerciais (escritórios, hotéis, shoppings, lajes e prédios corporativos em geral), auxiliando na própria formação de preços de venda e locação.

Para o mercado em geral, a grande novidade foi a criação do Fipezap (Índice Fipezap de Preços de Imóveis Anunciados). Lançado no dia 17/02/2011, fruto de uma parceria entre o portal de imóveis ZAP e a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o índice procura estabelecer o valor médio do metro quadrado de apartamentos residenciais prontos situados nas maiores cidades do país, em função do número de dormitórios e do bairro onde estão localizados.

A consulta ao índice é feita livremente, através de acesso direto pelo site do portal ZAP. Rapidamente podem ser feitas simulações que fornecem uma referência confiável para a formação e comparação do preço do imóvel.

Mesmo que lastreados por uma base de dados ainda relativamente pequena, já são possíveis simulações de preços em cidades menores (ex.Campinas), bem como de outros tipos de imóveis (ex.casas residenciais).

As primeiras conclusões de caráter geral do índice Fipezap são muito interessantes: nos últimos três anos (desde 2008) o preço dos imóveis subiu cerca de 80% na cidade de São Paulo, contra uma variação de inflação no período de 17,8% (IPC/FIPE) e uma alta de 11,9% do IBOVESPA. Já o preço das locações novas teve alta de 47,0% no período.

Cláudio Antonio Brandão

Depto.Vendas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: