Condomínios em Buenos Aires

Em uma viagem realizada para a Buenos Aires, Argentina, atentamo-nos a analisar os condomínios que compõe esta bela cidade e assim, fazer um comparativo, com os condomínios brasileiros.

 

 

Em uma capital provinciana, tradicional, com várias construções em estilo europeu para acolher os turistas, podemos observar os prédios residenciais, com entradas tradicionais, detalhes em dourado e portarias pomposas. Provavelmente, pelo alto custo de manutenção da mão-de-obra, os edifícios não possuíam porteiros, e sim interfone externo para comunicação e sua maioria com botoeiras em braile, diferentes dos nossos que não possuem essa alternativa.

Nas sacadas, jardineiras adaptadas pelos próprios moradores, cadeiras de praia, toldos e vários objetos atuais em meio àquela antiga da capital. Alguns dias da semana, verificamos pessoas limpando as áreas comuns dos edifícios e principalmente os detalhes cromados de fechaduras, interfones, etc. Somente para essa finalidade, constatamos a presença de colaboradores auxiliares nos edifícios.

O cuidado para manter a padronização das fachadas não é a prioridade nessa capital. Pode-se constatar a maioria dos prédios com instalação irregular de ar-condicionado, mesclando a construção antiga com uma necessidade atual.

 

Mas, o que mais nos chamou a atenção foi a instalação elétrica dos empreendimentos. É externa, aérea e desorganizada, parecendo um emaranhado de fios no céu de uma cidade tão clássica e bonita.

Em Porto Madero, bairro com construções modernas, observamos grandes centros comerciais e residenciais e alguns deles construídos com a concepção sustentável.

O que tiramos desta viagem é a certeza de que por mais que a legislação de condomínios em nosso país possa parecer a muitos como antiga, retrógrada e restritiva, ainda temos condições de manter esteticamente o conceito arquitetônico original idealizado pelo empreendedor, mantendo assim, um aspecto harmonioso na maioria dos empreendimentos.

 

Claudia Roberta Brandão

Diretora Setor de Administração de Condomínios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: