CRESCIMENTO MENOR, QUALIDADE MAIOR

Desaceleração, em Economia, não é sinônimo de recessão. Significa crescimento em um ritmo menor, mas ainda crescimento.

O momento pelo qual passamos revela a maturidade de um mercado que projeta uma expansão contínua e sustentável ao longo do tempo.

Depois do crescimento vertiginoso dos últimos anos, o mercado sinaliza que estamos entrando em um momento de depuração, tanto em relação aos produtos que estão sendo oferecidos quanto às competências dos profissionais que nele atuam.

O mercado ficará mais exigente em relação a preço e qualidade dos imóveis ofertados.

Nos primeiros momentos do “boom” imobiliário os preços subiram de forma desigual, variando segundo o tipo do imóvel e sua localização.

Já em um segundo momento, ocorrido a cerca de dois a três anos atrás, todos os imóveis experimentaram a mesma alta; foi o auge desse ciclo de crescimento do mercado imobiliário.

A tendência agora é de estabilização, com os preços acompanhando as variações da inflação. Altas expressivas deverão ocorrer apenas em nichos de mercado.

Por outro lado, as empresas irão cada vez mais desenvolver seus departamentos de pesquisa para detectar os novos comportamentos e estilos de vida de seus clientes, oferecendo produtos mais adaptados aos novos tempos, caracterizados pela velocidade e fluidez que as novas tecnologias impõem à sociedade.

Quanto aos profissionais da área, especialmente os corretores de imóveis, eles serão cada vez mais exigidos em suas competências: não haverá espaço para acomodação e será inevitável a concorrência de corretores mais jovens, recém chegados em um mercado promissor.

Menos experientes, porém mais dinâmicos e familiarizados com os avanços tecnológicos, a nova geração de corretores, por sua vez, terá de enfrentar os desafios de um mercado que sempre exigirá conhecimento de campo e habilidade no relacionamento com um cliente de uma ou mais gerações anteriores à sua e, portanto, com valores e comportamentos bem diferentes.

O momento é de otimismo, mas, se não houver muita luta, entusiasmo e iniciativa, o sucesso ficará cada vez mais distante. Lutar com suas próprias armas, mas lutar sempre.

 

Claudio Antonio Brandão

Depto Vendas CMB IMÓVEIS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: