Estresse (2): Quando as partes mais ”primitivas” do cérebro superam as mais ”evoluídas

Do ponto de vista biológico, nosso cérebro apresenta áreas mais “novas” do que outras, como aquela que recebe o nome de córtex pré-frontal.

Em termos bastante simplificados, o córtex pré-frontal está situado exatamente atrás da testa e sua principal função é a de controlar nossos impulsos de natureza instintiva ou emocional.

Se a espécie humana não houvesse desenvolvido essa estrutura, certamente nossa civilização não chegaria ao ponto em que ela se encontra hoje, exercendo um domínio absoluto sobre todas as outras.

Já as partes mais “antigas” de nosso cérebro estão localizadas nas suas regiões mais interiores, próximas à nuca, como, por exemplo, a amígdala e o hipotálamo.

Nas situações de ameaça ou perigo, essas estruturas mais primitivas produzem uma série de hormônios que “inundam” a corrente sanguínea, preparando nosso corpo para tomar uma decisão: lutar ou fugir.

Nesse momento de tomada de decisão, o córtex pré-frontal, onde a razão é processada, desempenha o papel fundamental de dirigir nossas ações e, ao mesmo tempo, conter o avanço descontrolado de nossos impulsos primitivos.

O estresse é preocupante quando ele torna-se crônico, transformando-se em uma doença. Ele ocorre quando, mesmo depois de superadas as dificuldades, nosso corpo continua a agir como se elas ainda estivessem presentes.

Do mesmo modo que o cérebro “prepara” nosso corpo para enfrentar o perigo iminente, ele, também através do córtex pré-frontal, trata de trazê-lo à normalidade, assim que superada a ameaça.

Quando por qualquer motivo, seja de ordem psicológica ou de ordem fisiológica, o córtex pré-frontal não desempenha seu papel “normalizador” de nossos instintos de sobrevivência, devemos nos preocupar, porque estamos sim diante de um cérebro doente.

 

Claudio Antonio Brandão

Diretor de Vendas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: