O Outro Lado da Motivação

A audiência das palestras e dos cursos reconhecidos pelo rótulo de “motivacionais” vem caindo nos últimos tempos: as pessoas foram percebendo que seus efeitos não duravam mais do que alguns poucos dias (ou, por que não dizer, horas…).

A motivação é um processo que ocorre de dentro para fora da pessoa e consiste na atitude mental de propor um desafio para si mesmo e persegui-lo de maneira obstinada.

Não nos colocamos desafios a todo instante. Ao contrário, eles são raros, mas agimos, inclusive de maneira inconsciente, em função deles.

Os desafios orientam muitas de nossas ações, mas, algumas vezes, nem temos clareza ou consciência deles.

Se fizermos uma auto-análise profunda para encontrar as raízes de nossos desafios (e da motivação que eles provocam) iremos talvez nos surpreender com o resultado da nossa “pesquisa”.

Na realidade, embora sejam importantes, somos relativamente pouco motivados pelas palavras de encorajamento ou reconhecimento das pessoas que amamos.

O que de fato nos leva ao desafio são situações ou palavras que envolvem conflito, competição ou comparação, que produzem um sentimento de injustiça ou até de raiva, fazendo surgir dentro de nós uma força até então desconhecida, mas que passa a nortear nossas vidas.

Quais são os seus desafios? Quem ou o quê os provocou?

Procurando responder a essas perguntas iremos nos conhecer um pouco mais, talvez passando a entender algumas de nossas atitudes para as quais não tínhamos explicação.

 

Cláudio Antonio Brandão

Diretor de Vendas CMB IMOVEIS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: