A tecnologia e o moderno corretor de imóveis

O corretor de imóveis realmente atento às transformações do mercado precisa ter em mãos um pequeno arsenal tecnológico, sem o qual ele correrá um sério risco de distanciar-se tanto dos novos como dos seus antigos clientes.

É evidente que estar atualizado tecnologicamente exige um pequeno investimento do profissional.

Mas, em primeiro lugar, o corretor deve realmente interessar-se pelo assunto (e não simplesmente julgar que a experiência acumulada até hoje é suficiente para garantir os próximos negócios).

Seguem os dois principais itens que os corretores de imóveis não podem mais dispor:

 

1)      Câmera fotográfica

1.1 Tenha a sua própria e carregue-a sempre consigo: você pode precisar dela quando menos esperar.

1.2 Assim que possível, adquira uma máquina semiprofissional e confira a enorme diferença na qualidade das fotos.

1.3 Explore todos os recursos de sua câmera, principalmente de luz e zoom (para conhecer melhor seu equipamento, solicite a ajuda de um fotógrafo profissional).

1.4 Apesar de cada vez mais sofisticadas, as câmeras dos aparelhos celulares ainda são inferiores e devem ser usadas apenas emergencialmente.

1.5 Lembre-se que, nos dias de hoje, uma foto vale mais que mil palavras: quanto melhor a qualidade mais clientes serão atraídos para o seu imóvel.

 

2)      Smartphone

2.1 Há muito tempo o celular deixou de ser apenas um aparelho telefônico mais prático para se transformar no seu computador pessoal de bolso.

2.2 Pesquisas recentes apontam que os clientes esperam que os seus e-mails sejam respondidos imediatamente. Os smartphones possibilitam o recebimento e envio de e-mails a qualquer momento.

2.3 Os chamados aplicativos são programas adaptados para os smartphones. Eles têm se multiplicado e através deles os corretores podem ter acesso imediato ao seu banco de dados de imóveis, ao site de sua imobiliária, entre tantos outros recursos preciosos.

2.4 Participe das redes sociais, em especial, do Facebook. Os corretores precisam sempre ser lembrados por seus clientes e estar no Facebook é uma das maneiras de não ser esquecido. Sem contar o fato que você, da mesma maneira, pode encontrar os seus clientes na Rede.

2.5 Alerta importante: não transforme o Facebook em um vício! Não ocupe suas horas de trabalho na Rede. O trabalho do corretor é essencialmente externo e o contato pessoal com os clientes é o que ainda realmente conta para o sucesso nos negócios.

 

Claudio Antonio Brandão

Diretor Depto Vendas CMB IMOVEIS

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