Atenção: cuidado com o que você posta!

Não existe anonimato na Internet: todo conteúdo nela veiculado (inclusive nas redes sociais) pode ser considerado documento, passível de ser utilizado como prova tanto em inquérito policial como em processo judicial.

A pessoa que se sentir prejudicada ou ofendida com alguma informação, comentário ou opinião pode, através de um simples gesto, imprimir a tela do computador e ter em suas mãos material perfeitamente apto para fundamentar uma reclamação nas esferas públicas competentes.

Assim, ainda que elas façam parte de nossas vidas, devemos nos esforçar ao máximo para controlar nossas paixões e emoções, especialmente quando estivermos nos manifestando em ambientes virtuais.

Da mesma forma, é sempre prudente evitarmos os posicionamentos radicais ou demasiadamente subjetivos. Inclusive, nossas palavras, muitas vezes, não traduzem exatamente o que realmente somos ou pensamos, podendo ser interpretadas das mais diversas formas.

A partir do momento em que publicamos um texto ou uma imagem, elas tornam-se, imediatamente, de domínio público.

Mesmo que a mídia utilizada permita a rápida retirada de uma mensagem, alguns segundos de exposição são suficientes para sua disseminação, com consequências irreversíveis para o seu autor.

Lembremos que existem os amigos dos amigos dos amigos do Facebook, os seguidores dos seguidores dos seguidores do Twiter. Idem em relação ao WhatsApp, Instagram e etc.

Da mesma forma que os e-mails há muito tempo já estão sendo reconhecidos e aceitos pelo Judiciário como instrumentos de prova, o mesmo raciocínio já está sendo aplicado, por analogia, às mensagens das redes sociais.

Finalmente, devemos sempre ter em mente que existem tecnologia e profissionais especializados em segurança de informações que podem identificar o dispositivo a partir do qual foram geradas as mensagens.

Claudio Antonio Brandão

Diretor CMB IMÓVEIS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: